Pages

Post Icon

CASAMENTO SEM MÁSCARA

 
Casamento, sem máscara


Por que é tão difícil tirar as máscaras? São muitas as razões porque temos dificuldade em ser quem realmente somos. Muitas vezes, ocultamos partes de nós mesmos…

Por hábito.
Porque achamos que é o que devemos fazer.
Porque temos vergonha delas.
Porque tememos que tais partes não sejam bem recebidas.
Porque queremos evitar problemas.
Porque estamos tentando ser quem (achamos que) o nosso cônjuge quer que sejamos.
Porque achamos que essas partes são defeitos pouco atraentes.
Porque não queremos ser diferentes do nosso cônjuge.
Algumas perguntas são necessárias no processo de libertação das máscaras. A sua vida é um livro aberto ou um armário trancado a sete chaves? Você guarda segredos que não divide com ninguém, nem mesmo com o seu cônjuge? Esconde problemas emocionais como depressão, compulsões ou ansiedade? Um histórico de maus – tratos? Vícios? Dificuldades financeiras? Parentes problemáticos? Todas essas coisa afetam diretamente seu relacionamento, mesmo que você pense que está escondendo em algum lugar que seu parceiro jamais vai conseguir encontrar.

Sugiro que algumas dessas questões colocadas, primeiro deve ser levadas para um conselheiro conjugal antes de compartilhar com o cônjuge, outras não devem ser compartilhadas, mas é imprescindível que você compreenda de que forma as máscaras que você constrói por causa desses problemas ajudam ou atrapalham o seu relacionamento.

É importante que você separe um tempo para refletir sobre as seguintes questões: que segredos do passado e do presente podem estar prejudicando sua capacidade de ser um companheiro(a) completo(a)? Pergunte a você mesmo, que máscara estoiu usando neste momento para manter o relacionamento sob controle? Como esses segredos podem fazer seu parceiro se sentir excluído de partes importantes da sua vida.



Como se libertar das máscaras.



Lembre-se, cada máscara existe por uma razão. Quanto mais clara for sua compreensão desse razão, mais fácil será destruir a máscara. Tente compreender a historia por detrás dela. Você a criou recentemente ou há muito tempo? Qual foi o seu proposito ao cria-la? Imagine o que você sentiria ao se livrar dela e preste atenção aos sentimentos que essa visão provoca. Quanto mais entender a origem de cada máscara, menor é a possibilidade de você voltar a usá-la. A consciência é algo libertador.

Leve a sério os seus medos. Algumas máscaras parecem estar grudadas à alma das pessoas por uma cola poderosa. Essa cola é feita de medo, e você precisa levar a sério esse medo. Nem todas podem ser retiradas facilmente e as últimas a cair são aquelas feitas de puro terror. Para livrar-se delas, talvez você leve meses ou anos e precise da ajuda de amigos, irmãos e , principalmente do seu cônjuge. Tudo isso faz parte do processo.

Busque alinhar sua vida com a Palavra do Senhor. Está escrito no livro de Salmos, “…luz para o meu caminho é a tua Palavra…” (Salmo 119). Quando o nosso estilo de vida esta alinhado com a Palavra, andamos na luz e o processo de libertação das nossas máscaras é uma consequência natural desse andar na luz.

Reconheça a necessidade vital de se libertar das máscaras. As pessoas que insistem em manter suas máscaras, não constroem conexões honestas e saudáveis e vivem sempre na superficialidade de uma vida conjugal pobre e vazia de significado. Se for necessário, lei outra vez o texto e busque sempre um vida de excelência no seu relacionamento, sem máscaras.

PUBLICADO POR: http://amofamilia.com.br/blog/index.php/2011/12/casamento-sem-mascara/

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário