Pages

Post Icon

DICAS DE COMO LIDAR COM OS CONFLITOS

Como lidar com os conflitos

“A resposta branda acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva.” (Pv 15.1)
É impossível conviver com pessoas sem a possibilidade dos conflitos. Cada ser humano é um ser único, com suas diferenças, virtudes e defeitos. Todo relacionamento, seja entre marido e esposa, pais e filhos, entre irmãos, amigos etc, sempre há discordância na forma de ver, pensar, agir, decidir… Aonde há duas ou mais pessoas, sempre haverá gostos, preferencias, visões, percepções e hábitos diferentes, é o que pode gerar conflitos.
O conflito pode ser um aliado ou um adversário, depende da forma como lidamos com ele. O escritor John Maxwell nos dá oito dicas para lidar bem com os conflitos.

  1. Ame as pessoas mais do que as opiniões. As pessoas que não são muito boas de relacionamento geralmente possuem um respeito maior por suas opiniões do que pelos outros.
  2. Dê aos outros o beneficio da dúvida. Quando a questão envolver você, use a cabeça, quando envolver os outros, use o coração.
  3. Aprenda a ser flexível. Thomas Jefferson afirmou: “Quando se tratar de princípios, seja firme como uma rocha. Quando a questão for de gosto, nada a favor da correnteza”.
  4. Analise sua atitude. A maneira como vemos as pessoas determina, em grande medida, nossa percepção de como elas se sentem em relação a nós.
  5. Não exagere nas reações. Nunca jogue uma bomba quando apenas um estilingue é suficiente para resolver o problema.
  6. Não assuma uma posição defensiva. A vezes é necessário dizer: “Sinto muito. Eu estava errado. Não entendi direito. Por favor, me perdoe”.
  7. Receba bem os conflitos. Pessoas que se relacionam bem, tornam os conflitos em experiências de aprendizado. Lembre-se, os conflitos podem produzir duas coisas: úlcera ou compreensão.
  8. Assuma riscos. O medo de magoar ou ser magoado pode levar a pessoa a fugir do conflito ou a lidar com o conflito de forma hipócrita. Assuma riscos.

Quando não há nenhum conflito na convivência entre pessoas, a impressão que temos é que o ambiente pode estar dominado pela indiferença ou hipocrisia. Os conflitos fazem parte do processo de crescimento das pessoas, o importante é saber lidar de forma inteligente com os conflitos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário